Categoria: Artigos
Data: 28/05/2025
“Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus...” (Deuteronômio 6.4,5)

O texto em destaque, chamado shema, é o fundamento do monoteísmo do povo de Israel. Distingue a fé do povo de Israel das nações politeístas. Não basta, entretanto, saber que o Senhor é o único Senhor nem mesmo amá-lo. Essa verdade magna precisa ser incorporada e transmitida aos filhos. Por isso, está escrito: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos...” (Dt 6.6,7).

Antes de ensinar os filhos, os pais precisam viver o que ensinam. As palavras que brotam dos lábios precisam emanar do coração. Só então começa o processo de inculcar nos filhos as verdades eternas. Inculcar é colocar na cuca. É repetir a mesma verdade até que ela seja esculpida na mente dos filhos. O processo deste ensino é dinâmico, pois está escrito: “... e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Dt 6.7).

Esse ensino é, de igual modo, criativo: “Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas” (Dt 6.8,9). A fé começa em casa. É no lar que os pais se tornam professores e os filhos alunos. É na dinâmica da vida familiar que transmitimos aos filhos a fé e passamos a eles o bastão do evangelho.

Tags: cada dia

Autor: Rev. Hernandes Dias Lopes   |   Visualizações: 420 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp
  • Procurar



Deixe seu comentário